Equipamentos

Como lubrificar sua esteira?

Como comentei no post Como cuidar da esteira, a lubrificação da manta (ou lona) é necessária para que a mesma não resseque, já que é feita de borracha. A periodicidade depende da marca e modelo, por isso, se você não foi informado (a), consulte o manual ou o fornecedor. A não ser alguns poucos modelos específicos, todas as esteiras precisam desse cuidado.

Lubrificar com o que? Com silicone próprio para esteira. Geralmente vem uma amostrinha com o equipamento e é vendido em lojas de equipamentos de fitness e na internet, com versão spray ou líquida. Teoricamente em spray é mais prático, por outro lado a opção líquida rende mais e é mais indicada pelos técnicos. Por isso, vou usar o líquido no exemplo, só tome cuidado para não exagerar, pois o excesso pode encharcar a manta e além de danificá-la, a ponto de exigir uma troca antecipada, pode levar silicone para o motor e placas, causando danos ainda maiores. Complicado? Não, é muito fácil e rápido! Mas muita gente peca nesse cuidado tornando o excesso de silicone ou a falta de, a maior causa de problemas em esteiras. Por isso, aí vai um passo a passo:

  • Corte a pontinha do frasco de silicone, deixando um furo bem pequeno.
  • Levante a manta na área próxima ao motor, como mostra a foto abaixo:

  • Coloque o bico do frasco de silicone por baixo da manta, na área em que você pisa, o que coincide mais ou menos com o alcance do bico.
  • Pressione um pouco o frasco e arraste formando uma linha de aproximadamente 30 cm.
  • Repita o procedimento do outro lado.
  • Ligue a esteira e deixe-a funcionando por 5 minutos a 4 km/h.

Pronto!

Lembre-se de verificar a periodicidade específica para sua esteira e cuidado para não exagerar no silicone! A lubrificação é muito importante, mas o excesso causa um estrago maior do que a falta!

E se você ainda não escolheu sua esteira ou está precisando trocá-la, veja dicas de como escolher a melhor esteira no post: “Qual a melhor esteira elétrica residencial?”.

Qualquer duvida ou sugestão deixe um comentário ou mande um e-mail para juliagabasblog@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Something is wrong.
Instagram token error.