Equipamentos

Qual a melhor esteira para comprar?

Qual a melhor esteira para comprar ?

Está procurando uma esteira? Sabe como escolher? Esse post é para te ajudar na escolha de um bom modelo, que realmente estimule a prática de caminhada e/ou corrida, que seja confortável e que dure, sem causar transtornos com manutenção.

Tamanho

Esse é o primeiro ponto importante. Uma esteira precisa ter o mínimo de espaço para você caminhar confortavelmente e um bom espaço de folga se você pretende correr.

O mínimo para caminhada que eu recomendo são 40 cm de largura x 1,20 m de comprimento de lona, para que você caminhe tranquilamente, sem precisar “desfilar” com um pé na frente do outro.

Para correr, o ideal é que a lona tenha pelo menos 50 cm de largura x 1,40 m de comprimento, assim você conseguirá correr com segurança, sem ter que se preocupar em não pisar nas laterais da esteira e também sem precisar correr colado ao painel.

Se você procura um modelo pequeno por falta de espaço, considere que 10 cm a mais na largura, praticamente não faz diferença no espaço que a esteira vai ocupar, mas a diferença no seu exercício é enorme!

Motor forte e silencioso

Existem dois tipos de motores para esteira, motor de corrente alternada e motor de corrente contínua. O primeiro, teoricamente, é mais forte, pois não esquenta como o segundo, por isso, é indicado para esteiras de academias, onde o fluxo de uso dos equipamentos é intenso, muitas vezes sem intervalos. No entanto, o motor de corrente contínua é muito mais silencioso.

Para os dois tipos de motor, existe variação de potência e de qualidade na fabricação. Por exemplo, um motor de corrente contínua com 4.0HP pode ser compatível com um motor de corrente alternada com 2.0HP de potência. O primeiro é mais silencioso e o segundo suporta o fluxo ininterrupto de uma academia.

Para se exercitar em casa, eu recomendo um motor de corrente contínua por ser silencioso, pois você não vai usá-la o dia todo ininterruptamente. Em relação à potência, depende do peso dos usuários que vão usar e também da intensidade do exercício, pois a corrida exige uma força muito maior do motor que a caminhada. Se você tem até 80 kg, um BOM motor de 2.0 HP contínuo, é suficiente para uma caminhada, para pessoas mais pesadas ou que pretendem correr, recomendo um BOM motor com pelo menos 4.0HP de potência (contínuo). Já para pessoas com mais de 110/115Kg é importante um motor ainda mais forte.

Porque ressaltei que o motor tem que ser BOM? Porque existe uma variação enorme de qualidade de motores de esteira, não adianta ter 4.0HP ou mais HPs se a qualidade do motor não for boa, e infelizmente existem muitas marcas fabricadas e vendidas no Brasil, algumas empresas muito grandes, inclusive, com baixa qualidade, vide o site Reclame Aqui, que encontramos na data desse post 1.489 reclamações sobre esteiras. Por isso, acima de tudo, é importante optar por empresas sérias, modelos com boa recomendação e com assistência técnica acessível.

Amortecimento

Esse é outro detalhe muito importante, não só para o conforto, mas para a preservação de joelhos, coluna e outros possíveis tipos de lesões por impacto.

Normalmente as esteiras possuem elastômeros, que são borrachinhas que ficam entre o deck (plataforma de madeira onde corre a lona/esteira) e a estrutura de metal da esteira. Esses elastômeros tem uma variação grande de altura, proporcionando maior ou menor absorção de impacto proporcionalmente, e você pode ver o tamanho desses elastômeros embaixo da esteira. Para caminhada leve, bons elastômeros são suficientes.

As esteiras maiores e melhores, costumam ter elastômeros diferenciados ou um segundo sistema de amortecimento. Para corrida, são ideais, até para pessoas que correm na rua, o treino na esteira com amortecimento é super recomendado para preservação do impacto.

Inclinação, programas e diferenciais

A inclinação mecânica ou elétrica é bacana para intensificar e variar o exercício e até para ganhar condicionamento físico no início. Mas se optar por um modelo com inclinação, opte pela eletrônica, que você pode variar a inclinação durante o exercício. A inclinação mecânica não é nada prática e muito limitada.

A variação de programas é bacana para não cair na monotonia, existem inclusive programas customizáveis, que você pode pegar por exemplo um programa de treino de corrida recomendado pra você e programar na sua esteira.

O sistema de medir batimento cardíaco também é muito importante, opte por um modelo que tenha hand-grip (aquelas placas de metal que seguramos com as mãos), que tem aproximadamente 85% de precisão, ou um modelo com telemetria (que lê a frequência aferida por cintas transmissoras), que tem mais de 90% de precisão. Os demais sistemas que medem pelo dedo ou pela ponta da orelha, são muito imprecisos.

Se vai ter sua esteira em casa, uma esteira dobrável é bem vinda, pois facilita na hora de limpar embaixo, é mais fácil para arrastar ou mudar de lugar e também pode ocupar menos espaço enquanto não estiver usando.

Outro diferencial bacana são teclas rápidas que te poupam de apertar mil vezes os botões para ir para a velocidade desejada, por exemplo. Teclas laterais que são mais fáceis de alcançar durante o exercício também são interessantes e porta garrafas e objetos para você poder apoiar seu celular ou Ipod. A barra frontal também é importante para quem ta começando ou pessoas mais velhas que se sentem mais seguras tendo onde apoiar as mãos.

Se quiser saber mais sobre modelos, acesse Qual a Melhor Esteira Residencial. Para cuidar bem da sua esteira Como cuidar da esteira e Como lubrificar sua esteira. Costumo dizer que esteira é como um carro, exige manutenção e revisão, por isso é importante estar informado e também ter acesso a uma boa assistência técnica.

Espero que as informações lhe sejam úteis! Se tiver alguma duvida deixe um comentário ou entre em contato através do juliagabasblog@gmail.com. Até a próxima!

 

OBS: Tem cupom de desconto* especial para leitores do blog no site De Fitness!

Cupom de desconto: ESTARBEM

*por tempo limitado, confira os modelos AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Something is wrong.
Instagram token error.