Equipamentos

5 Dicas para Escolher a Melhor Bicicleta Ergométrica

Tá pensando em comprar uma Bicicleta Ergométrica? Tenho 5 dicas que vão te ajudar bastante a escolher a bike ideal, sem errar na escolha!

 

Dica 1 – Peso

Para começar é muito importante você olhar o peso da bicicleta. Algo que ninguém fala e às vezes até dizem que é bom ela ser leve, mas não é…

Uma bike muito leve, é instável! Uma de apenas 15 kg só, por exemplo, quando você estiver pedalando em cima, a tendência é ela dar jogo e você não terá estabilidade no treino.

O Ideal é a bike ter no mínimo 20kg pra você ter melhor estabilidade.

 

Dica 2 – Roda de Inércia

Outro ponto ainda relacionado ao peso da bike, é a roda de inércia, que tem que ter no mínimo 4 kg, pra manter a inércia do movimento. Uma roda muito leve pode ser até perigosa, pode machucar seu joelho, além de ser desconfortável.

Ou seja, quando a bicicleta for leve e o fabricante nem informar o peso da roda de inércia, provavelmente a roda é leve também, e com uma bicicleta e roda muito leve, você terá um movimento não contínuo, desconfortável e uma bike instável. Por isso, o peso é tão importante.

 

Dica 3 – Altura da Bike

A altura da Bike também é extremamente importante!

Por exemplo, essa bike, Speedo B103, tem 1,20 de altura, e eu indico ela pra pessoas de 1,70 m no máximo. Então, muito cuidado com essas bikes muito baratinhas, algumas tem 1,10 m, 1,15 m de altura e se você tiver mais de 1,60 pode não conseguir ajustar a altura do banco para pedalar corretamente.

Bicicleta Ergométrica Speedo B103

 

Aproveitando, segue uma dica importante: A altura do banco. Antes de começar, você sempre ajuste de pé, ao lado da bike, com o banco na altura do seu quadril.

 

Dica 4 – Garantia

Para garantia, além de olhar o tempo de garantia, que para uma boa bike, costuma ser 2 anos na estrutura, entre em contato com a empresa e certifique-se quem é o distribuidor, se eles possuem peças de reposição e como é o atendimento e assistência dessa garantia e da assistência depois da garantia. Só assim você terá certeza que quando sua bike precisar de manutenção, você terá a quem recorrer!

Outra dica aqui – Algumas empresas vendem online, bikes de show room, e colocam isso em uma observação pequena na descrição, então, se você estiver pesquisando por bikes novas, leia a descrição completa e se possível converse pelo Whatsapp da loja pra garantir que está comprando uma Bike boa, nova e com serviço de garantia.

 

Dica 5 – Transmissão

O sistema da bike pode ser por corrente ou correia, transmissão por correia, garante treinos com movimentos silenciosos, confortáveis e sem trancos, diminui a necessidade de manutenção, e é bem melhor pra ter em casa ou apartamentos, pois não fazem barulho!

 

Alguns outros detalhes que fazem diferença em uma boa bike:

 

  • Acabamento, pegada confortável.
  • Banco ergonômico, macio e confortável.
  • Níveis de resistência, pra você evoluir seus treinos com carga.
  • Suporte para tablet ou celular.
  • Hand-grip para acompanhar seus batimentos cardíacos.

 

Gostou das dicas? Então corre lá pra comprar sua bike e não deixe de treinar sempre! Se você tiver dúvidas, deixe aqui nos comentários, e aproveita pra me seguir no Instagram @juliagabasblog ; )

 

Até o próximo post!

 

PS: Tem cupom de desconto especial para leitores do blog no site Casa do Fitness!

    2 respostas para “5 Dicas para Escolher a Melhor Bicicleta Ergométrica”

    1. Elisângela disse:

      Peso 102kg,será que posso comprar uma bicicleta ergometrica com peso até 100kg? Vai me trazer algum risco?

      • Julia Gabas disse:

        Boa tarde Elisângela, não recomendo. Na verdade recomendamos sempre uma margem de 20% a 30% entre seu peso e a capacidade máxima do equipamento. No caso de bicicleta ergométrica, 20% é suficiente. O uso no limite traz desgaste precoce da bicicleta.
        Espero ter ajudado!
        Abs, Julia

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Posts relacionados